Página Inicial Localização Fale Conosco Webmail
 
   
Galeria de Fotos
  Encerramento Pré- En...
  REVISÃO CONCURSO DA ...
  Visita a Boa Luz
  Feira Técnica
+ Confira mais galerias
Ensino Médio - Eventos - Notícias

home / ensino médio - eventos - notícias
 
Ciclo de Palestras
21/05/2013
Tamanho da letra

-Como prevenir o uso de drogas pelos jovens?

É muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dá prazer - e a droga, antes de qualquer outra coisa, é algo que oferece prazer imediato.

Por causa disso, fazer terrorismo com histórias macabras ou exagerar na descrição dos efeitos das drogas só piora as coisas: a maioria dos jovens são melhor informados sobre drogas do que os próprios pais, mesmo quando não são usuários. Portanto, a preveção ao uso de drogas começa muito antes.

  A prevenção passa necessariamente por um tipo de educação não apenas aberto ao diálogo, mas também à independência. "O tipo de educação que se vê hoje cria adolescentes fracos. E um ser imaturo, sem paixão, que não consegue enxergar a vida com seriedade, é altamente predisposto à influência do meio".

Mas este "meio" não são apenas os amigos, embora a pressão do grupo seja um fator importante, ainda mais nesta idade: "Os exemplos que o adolescente tem em casa também contam muito. Muitos deles ouvem discursos que os incentivam à responsabilidade e ao auto-controle, por exemplo, mas vêem os pais comendo compulsivamente, bebendo, ou fazendo coisas irresponsáveis. Isto não significa que os pais estejam sendo levianos ou mal intencionados, mas é importante que os pais observem a coerência entre o que dizem e o que fazem".

Incentivar os filhos a terem uma vida saudável e produtiva, portanto, é a melhor forma de mantê-los longe das drogas e de outros tipos de dependência, como a do consumo, do jogo e tantas outras. Dar-lhes suporte afetivo e cuidar de sua auto-estima são tarefas muito mais complexas, mas também mais eficazes tanto para evitar o problema das drogas, quanto para formar adultos mais corajosos e conscientes de si mesmos.

- Gravidez na Adolescência

É preocupante constatar que com tanta divulgação e informação disponível continuem a haver adolescentes grávidas. A gravidez na adolescência leva na maior parte dos casos ao abandono escolar e a uma responsabilidade exageradamente grande pare quem ainda não se estabeleceu na vida e passa a ter que integrar outra pessoa completamente dependente na sociedade. Através de um simples acto de irresponsabilidade toda uma vida é alterada.

Surgem problemas quer ao nível financeiro quer psicológico. Na generalidade dos casos a adolescente tem que trabalhar para com o auxilio dos pais e/ou da segurança social conseguir sustentar as despesas que a educação de uma de uma criança representa. Para além disso surgem conflitos ao nível pessoal e familiar. O simples facto de encarar uma gravidez pode representar um factor extremamente depressivo.

É necessário encarar as mais diversas reacções por parte dos pais, namorado, colegas, professores, tios, primos, etc. A falta de habilitações académicas, a falta de meios económicos, a falta de tempo para estar com os amigos e para fazer o que todos os adolescentes fazem, a necessidade de trabalhar, o fim de uma vida independente que passa a ser dedicada a uma nova vida que precisa de muita atenção e cuidado podem-se tornar num pesadelo.

Tudo isto pode ser evitado tomando as devidas precauções. Em caso de dúvida não hesites em pedir auxilio pois este pode ser mais importante para a prevenção do que para o problema em si!

   
       
Sugestões para novos cursos - Clique aqui
Festejos Juninos 2013
Ser Mãe
Ciclo de Palestras
Orientação Vocacional
MEC divulga Inscrições para o Enem 2013
Feliz Páscoa
VISITA AO MUSEU HISTÓRICO DE SERGIPE (MHS)
Boas Vindas
Carnaval Cultural

 

 
 
 
  A Escola
  Ensino Fundamental
  Ensino Médio
 Cursos Técnicos
  Grupo Gabarito

 
  Rua Maruim, 587 - Centro
Aracaju-SE - CEP: 49010-160
Telefax (79) 3222 - 8870 / 3222 - 6573